Mais informações

O conversor tiristorizado DCREG pode ser utilizado para alimentar cargas altamente indutivas como eletroímãs. Os problemas de aplicação ligados a essa tipologia de carga são resolvidos por meio de um algoritmo de controle desenvolvido especificamente para os conversores DCREG4.

Dispositivo de clamping CU400 para DCREG

Um algoritmo especial permite ao DCREG4 resolver os problemas de aplicação relativos a uma resistência ôhmica ligada em série a uma indutância muito elevada. A unidade de clamping CU400 protege o DCREG4 quando este é sujeito a perigosas condições de sobretensão geradas durante uma abertura inesperada da rede de condução de corrente do imã. Nesses casos, o CU400 interrompe a alimentação, evitando assim o perigo de sobretensão. A energia acumulada no imã é absorvida e armazenada em um circuito de clamping do tipo RC no qual a sobretensão é limitada por um condensador e dissipada através de uma resistência.

Para garantir uma correta função de clamping, a unidade CU400 deve ser conectada diretamente ao lado DC do conversor. Para eliminar o primeiro pico de corrente gerado pelo condensador, o equipamento deve ser pré-carregado quando se liga a tensão de rede (tipicamente 400Vac) aos terminais. Se a rede de condução é interrompida ou se abrem os cabos que conectam o imã ao conversor, o arco de tensão gerado pela interrupção da corrente é limitado pelo circuito de clamping, capaz de eliminar a sobretensão. Essa configuração é necessária especificamente no caso de eletroímãs instalados em carros-pontes.