A chave para a economia de energia se encontra no controle e na gestão. A desempenhar um papel fundamental no consumo energético estão os sistemas HVAC. Os sistemas HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning) regulam as unidades de aquecimento e resfriamento para fornecer o máximo nível de conforto no interior de casas e edifícios. São numerosos os equipamentos que controlam as condições ambientais em que podem ser utilizados os conversores de frequência: unidades de tratamento de ar, sistemas de bombeamento, sistemas de resfriamento e sistemas de recuperação de calor.

As variações de carga nos implantes HVAC no decorrer de uma jornada são notáveis. O controle da velocidade variável dos motores elétricos demonstrou ser uma das mais eficientes medidas de redução de custos disponível. Reduzindo a velocidade média de um motor (por exemplo, de uma bomba ou ventilador) em 20%, obtêm-se uma economia de energia de 50%. Reduzindo a velocidade média em 50%, a economia pode chegar a 80%.
O amplo alcance de I/O (entrada e saída) disponível e a excelente conectividade dos produtos SANTERNO garantem uma perfeita e eficiente integração nos sistemas HVAC.